5 Motivos para Ir a um Teatro Hoje Mesmo
agosto 11, 2017
Show all

Quais os Eventos mais Importantes da Cultura Brasileira?

A Cultura Brasileira é diversa, e isso ninguém pode negar. Por ser um país tão grande e com uma cultura tão multifacetada, o Brasil tem em seu território uma diversidade muito grande de eventos que são obrigatórios para quem quer fazer um passeio turístico pela história dessa cultura.

E são 5 regiões ao todo, cada uma com a sua influência, já que o Brasil tem em sua miscigenação a cultura índia, a cultura europeia, a cultura negra, a cultura caipira entre tantas outras que foram surgindo ao longo desses mais de 500 anos de história tão sofridos, é verdade (para os índios e para os negros, principalmente), mas ricos.

É por essa razão que em cada região existe uma festa típica muito particular que deve ser explorada a fundo se por acaso você quiser descobrir a cultura do Brasil – e o melhor de tudo é que durante todo o ano você pode encontrar um evento que diz muito sobre a cultura brasileira.

Quer saber que eventos são esses? Destacamos aqui algumas das festas mais importantes de cada região do Brasil para que você possa conhecer um pouco mais sobre a cultura brasileira – e estão organizados em ordem cronológica para que você, ao longo do ano, não perca nenhuma. Vamos nessa?

Carnaval

Talvez a festa mais popular do Brasil, o Carnaval representa bastante traços da cultura brasileira por destacar em suas festas as mais diversas culturas, mas sobretudo a negra, por conta do ritmo africano do samba que foi trazido pelos escravos.

A região sudeste é a mais representativa desta festa que ocorre todos os anos em fevereiro e movimenta milhões de pessoas para conhecerem as escolas de samba do Rio e de São Paulo que representam em seus sambas enredos aspectos culturais do país e de outras culturas.

Festas Juninas

Outra festa popular da cultura brasileira, as Festas Juninas acontecem em junho (obviamente), e são um traço importante da cultura nordestina, já que todos os 9 estados representantes dessa região acabam por fazer esta festa durar um mês inteiro.

Além da dança estão inclusos na festa comidas típicas e costumes diversos como brincadeiras, representação do casamento matuto além, é claro, da típica fogueira em homenagem aos três santos do período: São João, Santo Antônio e São Pedro. Sem dúvida um grande evento da cultura brasileira.

Cavalhada

As Cavalhadas de Pirenópolis é uma festa típica da região Centro Oeste do brasil e são tanto representações da cultura brasileira quanto um reflexo do colonialismo português no país, já que em Goiás, a festa adapta batalhas de contexto medieval ao uso de máscaras folclóricas que representam o povo.

Nas ruas, cavaleiros sobre cavalos enfeitados saem a galope. A encenação dura 3 dias e cada um deles com uma batalha – que representa a vitória dos cristãos sobre os mouros que acabam se convertendo ao cristianismo.

 

 

Festa de Parintins (ou Festa do Boi Bumbá)

Uma das variações do Bumba meu Boi, é uma das festas mais tradicionais da região norte do país, é uma tradição trazida pelos colonizadores europeus e é ainda hoje praticado na região.

O Bumbódromo é o lugar onde acontecem as agremiações do Boi Garantido (vermelho) contra o Boi Caprichoso (azul). São três noites de muita festa que representam muito bem a cultura brasileira em sua diversidade.

 

Oktoberfest

 

Festa representativa da região sul do país, a “festa da cerveja” é uma das festividades mais conhecidas do país – inclusive várias regiões do país praticam este evento do mês de outubro, celebrando a cultura alemã (muito presente na região sul do Brasil), com direito a muita cerveja e comidas tipicamente alemãs.

É uma representação da cultura brasileira miscigenada, mostrando a importância que outras culturas tiveram na criação dessa bela coxa de retalhos que é o Brasil.

 

Os comentários estão encerrados.